LibreRouter – a tecnologia que sonhamos

O LibreRouter é um equipamento desenhado pela Altermundi através de uma experiência de 15 anos vivenciada na realidade das redes comunitárias através do libremesh.

LibreRouter é uma das peças do ecossistema de Redes Comunitária e é fundamental como exemplo de que nossas comunidades juntas podem desenvolver a tecnologia que sonhamos.

Santiago Spiccinini – Altermundi

O Librerouter para mim é uma amostra de que é possível desenvolver tecnologia desde a lógica do compartilhar conhecimento, esforços e sonhos, de que se podem desafiar as estruturas a partir da criação coletiva e carinho.

Lilian chamorro – Colnodo

A primeira remessa de LibreRouter já começou a ser distribuída para as redes comunitárias da América Latina participantes do projeto Connecting the Unconnected: Supporting community networks and other community-based connectivity initiatives.

Um manual em espanhol está disponível para maiores detalhes de como instalar esse equipamento, aqui. Esse equipamento é composto por um roteador, duas antenas e um fonte de energia, rodando um openwrt modificando nesse ultimo release.

LibreRouter – por fora

As duas antenas é algo muito inovador, pois são antenas setoriais MiMo que operam na faixa de 5Ghz e estão conectadas a dois rádios diferentes. Isso permite que o LibreRouter possa trabalhar em dois canais diferentes ao mesmo tempo. No interior do roteador existe mais uma antena de 2.4Ghz conectada a outro radio operando nessa mesma frequência.

Librerouter – por dentro

As conexões do LibreRouter na faixa de 5Ghz são usadas essencialmente para fazer as conexões da mesh. Isso significa que elas estão aí exclusivamente para conectar com outro roteador utilizando o protocolo ieee802.11s. Já o rádio que opera na faixa de 2,4Ghz é usado para que os clientes se conectem na rede mesh.

Para saber mais sobre os detalhes técnicos do LibreRouter entre nessa página, onde tem o datasheet e uma wiki recheada de detalhes técnicos sobre o nosso querido equipamento.

Essa distinção tem ajudado muito a resolver problemas como o nó oculto, que é quando um nó da mesh não está conseguindo respeitar o tempo de transmissão de outro dispositivo na rede e acaba transmitindo ao mesmo tempo, o que atrapalha na recepção dos pacotes.

Dentro do librerouter está rodando atualmente uma versão modificada do libremesh usando o B.A.T.M.A.N-adv e babel como protocolos de roteamento para rede mesh e o shared-state como serviço de sincronização para os nós da rede.

Nesse vídeo Santiago Piccini da Altermundi apresenta com mais detalhes o LibreRouter, confira: